Alimentador Automático De Pets
by José Gabriel Gomes Tavares in Circuits > Arduino
472 Views, 1 Favorites, 0 Comments
Alimentador Automático De Pets

.jpg)
Este Projeto foi feito pelos alunos José Gabriel e Lennarth Conrado, para a obtenção das notas das disciplinas de Introdução à Metodologia Científica e Introdução à Eletricidade e Eletrônica.
Consta também que houveram mudanças no projeto para uma melhor montagem de acordo com os materiais que tinhamos
Objetivos
Em partes os objetivos do trabalho são para um melhor conhecimento da área de eletrônica, o trabalho tem objetivo o de auxiliar os donos de pets que frequentemente perdem o horário de alimentação de seus pets, ou simplesmente pois irão se ausentar por um momento
Link do instructables original:
Reunir Materiais E Ferramentas
Materiais
Eletrônicos
- 1 Arduino UNO
- 1 carregador de arduino
- 1 Servo motor (mais parafusos e acessórios do motor)
- 2 potenciômetro B10k
- 1 interruptor
- 1 suporte de bateria 9V
- 1 bateria 9V
- Fios
- 1 protoboard
Materiais
- 4 ímãs de porta de armário
- Mdf de 7 milímetros
- pedaços de acrílico de 3 milímetros
- Acrílico de 7 milímetros
- Haste acrílica de 3 milímetros
- Folha de Mylar
- Devcon 2 Ton Epóxi
- Cola Acrílica
Ferramentas
- Cortador a Laser
- Cortadores de fio
- Decapadores de fios
- Arquivo
- Ferro de solda
- Computador (tenha o Arduino IDE baixado, e o LighBurn também baixado)
Corte a Laser As Peças De Madeira Compensada

Criei arquivos Adobe Illustrator para as peças de compensado. Você pode baixar os arquivos anexados e cortar as peças usando o cortador a laser. As fotos acima mostram para que serve cada peça.
Nota: Os arquivos são feitos para peças de madeira de 12" x 24".
Anexos
Cortar a Laser As Peças De Acrílico

Criei arquivos Adobe Illustrator para as peças de acrílico. Você pode baixar os arquivos anexados e cortar as peças usando o cortador a laser. As fotos acima mostram para que serve cada peça.
Nota: Os arquivos são feitos para peças de acrílico de 12" x 24".
Anexos
Montando a Caixa
Exceto a parte superior e as duas peças laterais, todas as outras peças devem ser coladas. As peças laterais são mantidas no lugar por meio de travas magnéticas e são facilmente removíveis para facilitar a manutenção. A peça de cima se encaixa nos bosques.
Comece misturando o 2-Ton Epoxy*. Espalhe o Epóxi nas juntas dos dedos das peças frontal e inferior. Encaixe a parte da frente na parte de baixo. Certifique-se de prender as peças nas juntas que se estendem 0,25". Os orifícios de 0,25" na parte inferior devem estar no lado esquerdo quando se olha de frente. Eu recomendo espalhar um pouco de epóxi na parte interna das juntas inferiores. Em seguida, aplique Epóxi nas juntas e bordas de ambos os suportes das rodas. Deslize-os nos orifícios da peça inferior, certificando-se de que a peça de madeira entre nos orifícios maiores e que estejam precisamente a 90˚ do fundo. Usei um esquadro para ter certeza de que é 90˚ e usei uma faixa elástica para segurar o esquadro enquanto o epóxi endurece. Espalhe o Epóxi nas articulações dos dedos da peça traseira e prenda-o na peça inferior. Certifique-se de prender a peça oposta à parte frontal, e o furo fica do mesmo lado dos furos da peça frontal. Quando todo o epóxi estiver endurecido, prenda os ímãs usando epóxi até a metade em ambos os lados das peças frontal e traseira. Meça até que ponto os ímãs estão colados e cole a outra parte do ímã de acordo com as peças de acrílico laterais.
*Observação: Certifique-se de que ao misturar o Epóxi, ele fique completamente branco; caso contrário, as peças se desfazem muito rapidamente.
Monte a Roda, a Rampa E O Eixo Da Roda
Roda
Marquei todas as peças para alinhar as peças com a marcação enquanto colava para prender a roda. Do centro dos pequenos círculos nas peças 1 e 2, marque uma linha de 1,25" em cada lado do círculo. Pegue as peças 3 e 4 e desenhe uma linha marcando a metade do lado mais longo. Usando cola acrílica, prenda o menor lado da peça 5 para a linha marcada na peça 3. Cole a peça 4 no outro lado da peça 5, certificando-se de que a peça 5 esteja alinhada com a marca do meio. Agora prenda o lado mais longo da peça 5 para alinhar com a marcação na peça 2 . Faça a mesma coisa no lado oposto com a peça 1. Pegue duas peças de conector para o motor. Cole um conector em cada lado da roda, alinhando o furo com o furo no círculo da roda. Adicione uma folha de mylar ao redor da roda, deixando a parte de cima aberta para que a comida caia.
Rampa
Lime em um ângulo de 50˚ em uma das bordas mais longas de ambas as peças da rampa. Espalhe cola acrílica em uma borda arquivada e prenda-a na borda arquivada da outra peça.
Eixo da roda
Cole uma das peças do eixo na parte externa do suporte da roda de acrílico, alinhando os furos entre si. Corte um pedaço de 1" da haste de acrílico e cole-o dentro da segunda peça do eixo. Usando um parafuso de motor, aparafuse as peças dos dois eixos.
Montar O Funil
Funil
Primeiro, monte a base do funil usando as peças marcadas 5,6,7,8,9 na figura acima. As quatro peças pequenas (5,6,7,8) se conectam à peça 9 na borda interna do recorte interno da peça 9. Use cola acrílica para prender as peças; as peças conectadas devem se parecer com a terceira foto.
Nota: Você pode ter que arquivar algumas peças para garantir que elas se encaixem exatamente dentro da peça 9.
Em seguida, conecte as peças marcadas 1,2,3 e 4. Este será o topo do funil. Para as peças 1 e 3, os lados paralelos curtos têm o mesmo comprimento e vão na frente e atrás. As peças 4 e 2, os lados direito e esquerdo do funil tocam a frente da caixa. Usando cola acrílica, junte as peças 1 e 3 no interior das peças 4 e 2. Pode ajudar se você colar as peças antes de aplicar a cola. Uma vez que as quatro peças estiverem conectadas, lixe a ponta mais curta para deixá-la plana e una com a peça de baixo, conforme mostrado na 5ª foto acima.
Lixe as bordas mais longas na parte superior para torná-las planas.
Cole a Rampa
Para prender a rampa, primeiro você precisa lixar a parte de baixo da peça mais longa para deixá-la plana. Em seguida, espalhe Epóxi em todas as bordas da rampa e deslize a rampa entre os suportes das rodas, na lateral da abertura na parte inferior. Faça a rampa nivelada com a peça frontal e segure por 2 minutos.
Corrigir a Roda E O Funil
Tanto o funil quanto a roda são peças removíveis para fins de limpeza.
Para prender a roda: Fixe um conector no eixo do motor. Do outro lado, aparafuse o eixo da roda e empurre o eixo da roda através do suporte da roda e no segundo conector da roda. Aparafuse as peças do eixo.
Para fixar o funil, coloque-o sobre os suportes das rodas. As peças externas devem tocar as peças de acrílico da caixa.
Monte Os Componentes Elétricos
Motor: Encaixe o motor no orifício do suporte da roda de madeira e aparafuse no suporte. O eixo do motor deve estar entre os suportes de duas rodas.
Placa Arduino: Parafuse o Arduino UNO sob o motor, na parte externa do suporte da roda.
LED: Coloque o LED em um suporte de LED, empurre-o de fora para o orifício mais alto na parte frontal.
Suporte da bateria: Aparafuse o suporte da bateria no suporte da roda de madeira sob o interruptor liga/desliga. Pode ser necessário quebrar a parte inferior do suporte para que a bateria se encaixe.
Interruptores
Interruptores de 12 pólos: Esses interruptores ficam na frente. Empurre o interruptor através do terceiro orifício e do último orifício por dentro, certificando-se de que o pólo 1 esteja no topo. Aparafuse a porca de aperto e adicione o botão. Repita para o segundo interruptor.
*Nota: Se os fios não passarem pela madeira, faça o furo um pouco maior.
Interruptor Rocker: Este interruptor vai na parte de trás. Empurre o interruptor de fora para dentro do orifício, certificando-se de que o O esteja em cima.
Fiação
Motor
Conecte o fio vermelho à porta de 5V usando um fio macho-macho.
Conecte o fio laranja à porta digital 9 usando um fio macho-macho.
Conecte o fio marrom ao terra (GND) usando um fio macho-macho.
Potenciômetros
Conecte o fio do potenciômetro de quantidade na porta analógica 0 usando um fio macho-fêmea.
Conecte o fio do potenciômetro de tempo na porta analógica usando um fio macho-fêmea.
Interruptor liga/desliga
Conecte o fio do Arduino no conector do meio do interruptor usando um fio macho-macho e conecte alguma das extremidades do interruptor numa protoboard para ligar o sistema
LED
Desembainhar uma extremidade de dois fios macho-macho. Usando conexões de extremidade, prenda os fios que conectam o LED a um fio macho a macho sem bainha. Conecte o fio preto ao terra (GND) e o outro fio ao Vin.
Programação
Copie e cole o código abaixo na IDE do Arduino:
#include <Servo.h> //Servo biblioteca const int pot1 = A0; // pino do potenciômetro de quantidadeconst int pot2 = A1; // pino do potenciômetro de intervaloint vazio = 0; // posição padrão do motor int cheio = 180; // posição do motor quando ele está despejando comidaint pot_1 = 0; // mapear o potenciômetro de quantidadeint pot_2 = 0; // mapear o potenciômetro intervaloint rep = 0; // número de repetições que o motor irá fazerint inte = 0; // número de horas até que o motor volte a funcionarServo mainServo; // nome da variável do servo motorvoid setup() { Serial.begin(9600); // iniciar a digitar no monitor serial mainServo.attach(9); // selecionar o pino do Arduino que controlará o motor}void loop() { rep = 1 ; // definir o valor mínimo de repetições pot_1 = map(pot1, 0, 1023, 0, 180); // mapear o potenciômetro de quantidade pot_2 = map(pot2, 0, 1023, 0, 180); // mapear o potenciômetro de intervalo if (analogRead(A0) >=0 and analogRead(A0) <292) { // se o potenciômetro de quantidade estiver no 1 rep = 1; // o número de repetições é 1 }else if (analogRead(A0) >=292 and analogRead(A0) <730) { // se o potenciômetro de quantidade estiver no 2 rep = 2; // o número de repetições é 2 }else if (analogRead(A0) >=730 and analogRead(A0) <= 1023) { // se o potenciômetro de quantidade estiver no 3 rep = 3; // o número de repetições é 3 } runmotor(); // faz o motor se mover if (analogRead(A1) >= 0 and analogRead(A1) < 292) { // se o potenciômetro de intervalo estiver no 4 inte = 4; // o número de intervalo é 4 }else if (analogRead(A1) >=292 and analogRead(A1) <730) { // se o potenciômetro de intervalo estiver no 8 inte = 8; // o número de intervalo é 8 }else if (analogRead(A1) >=730 and analogRead(A1) <= 1023 ) { // se o potenciômetro de intervalo estiver no 12 inte = 12; // o número de intervalo é 12 } delay(inte *1000); // transforma o número do intervalo em horas}void runmotor(){ // criar uma função para que o motor rodefor(;rep > 0; rep--) { // enquanto o número de repetições for maior que 0 é pra fazer o código abaixo após isso retira uma repetiçãomainServo.write(vazio); // fazer a variável "vazio" ficar sobrepostaSerial.println("Motor funcionando"); // escrever no monitor serial delay(2000); while(mainServo.read() >100){ // enquanto o motor estiver com a variável "vazio" fazer o seguinte mainServo.write(cheio); // fazer a variável "cheio" se tornar sobreposta a "vazio" delay(2000); // dar uma pausa mainServo.write(vazio); // fazer a variável "vazio" se tornar sobreposta a "cheio" } mainServo.write(cheio); // fazer a variável "cheio" ficar sobreposta delay(2000); // fazer uma pausa Serial.println("Processo do motor completo"); // escrever no monitor serial }}