Circuito Contador De Giros
by manoellaferreira290 in Circuits > Arduino
411 Views, 1 Favorites, 0 Comments
Circuito Contador De Giros

O projeto que está sendo realizado é necessário que seja identificado se a polia de um equipamento de academia está girando no sentido horário ou anti-horário, o circuito feito realiza esse tipo de identificação.
O objetivo do tutorial é mostrar como foi feito a montagem do circuito para o reconhecimento de giros da polia, logo mostrando em qual sentido ela está sendo conduzida.
Está sendo usado para o trabalho, uma polia que é colocada nos equipamentos de musculação. Pois ela está ligada a um fio de aço que ajuda na execução do exercício, girando conforme a ação da pessoa.
Supplies
1- Dois sensores PHCT553 (sensor óptico);
2- Dois resistores de 10kΩ e dois de 56Ω;
3- Uma Protoplaca;
4- Fio rígido;
5- Um Digispark;
6- Ferro de solta e Estanho;
7- Multímetro.
Soldagem E Posicionamento Dos Componentes

O primeiro passo para iniciar é soldar os sensores na Protoplaca (de preferencia no meio), um ao lado do outro. Soldar um dos terminais do resistor de 10KΩ no coletor do sensor e o outro terminal do resistor no VCC da placa. Já o emissor do sensor será conectado no GND da placa. O sensor possui um LED, e o Catodo desse LED está conectado no GND da placa. E o Anodo do LED será conectado ao resistor de 56Ω. E esse processo de soldagem deverá ser repetido com o outro sensor, estando de acordo com a imagem.
Conexão Do Sensor No Digispark

Entre o resistor de 10KΩ e o coletor do sensor, um fio terá que ser conectado a um dos pinos do Digispark (P0 ao P5). Esse processo terá que ser feito com ambos os sensores. Porém as saídas entre os coletores e os resistores de 10KΩ não poderão ser conectados no mesmo pino do Digispark, então elas terão que ser conectadas em pinos distintos.
Programação Do Digispark
OBS: antes de começar a programação, deve verificar se o Arduino está configurado com a porta do Digispark, o tutorial para essa configuração é encontrado na internet.
A programação que será feita no Arduino para o Digispark identificar em qual sentido a polia girará será essa:
#include "DigiKeyboard.h"
byte s1_last;
int s1 = 0;
int s2 = 0;
void setup() {
// don't need to set anything up to use DigiKeyboard
pinMode(2,INPUT);
pinMode(0,INPUT);
}
int leitura=0;
void loop() {
s1 = digitalRead(0);
s2 = digitalRead(2);
if(s1==0 && s2==1 && leitura==0)
{
DigiKeyboard.print("s");
DigiKeyboard.delay(10);
DigiKeyboard.sendKeyStroke(0);
leitura=1;
}
if(s1==1 && s2==0 && leitura==0)
{
DigiKeyboard.print("w");
DigiKeyboard.delay(10);
DigiKeyboard.sendKeyStroke(0);
leitura=1;
}
if(s1==0 && s2==0)
{
leitura=0;
}
}
Após isso o projeto estará pronto.
Testes Do Circuito

Para saber se o circuito está funcionando, teste com um multímetro as tensões da placa.
O programa deve ser iniciado e conectar o Digispark logo em seguida, após tudo está ligado será utilizado o multímetro para medir a tensão nos pinos do coletor dos sensores, para saber se está chegando os valores corretos, no qual devem estar próximos de cinco Volts. Além dos coletores, meça também se está chegando uma tensão próxima de 4 Volts. Esses testes precisam ser feitos para saber se a leitura do sensor ocorrerá bem.
Na programação já tem um código para teste, que, quando a polia fazer o movimento horário será digitado W na programação e quando for o movimento anti-horário, o S aparecerá. Como é demonstrado na imagem.