Como Fazer a Programação Do ESP8266 Via OTA Com WiFi

by Beatriz Lacerda in Circuits > Arduino

408 Views, 0 Favorites, 0 Comments

Como Fazer a Programação Do ESP8266 Via OTA Com WiFi

ESP 8266.jpg

O projeto consiste em:

  • Entender como fazer a conexão do ESP com o WiFi, via OTA;
  • Conhecer e usar as bibliotecas ESP8266WiFi.h, ESP8266mDNS.h, WiFiUdp.h e ArduinoOTA.h;
  • Aprender como esse processo vai permitir que seu ESP8266 seja conectado à rede WiFi e fique disponível, quando requisitado, para receber e auto-gravar o programa recebido via WiFi com o Arduino IDE. 

Supplies

ESP 8266.jpg
Cabo USB.jpg
  • ESP 8266 = 1 unidade
  • Cabo USB = 1 unidade

Arduino IDE & Python

download.jpg
Python.jpg

Primeiramente, é muito importante que você tenha instalado o Arduino, de preferência a versão mais atualizada. Depois, faça a configuração do Arduino IDE para suportar o desenvolvimento com ESP8266.

Após isso, instale o Python 2.7.x. Você pode baixar o instalador no site https://www.python.org/downloads.

Gravação Via OTA - a Base

A parte essencial é a gravação dos sketchs (programa com Arduino) com a estrutura do BasicOTA oferecido com o plugin de ESP8266 para o Arduino IDE.

Após ter instalado o Arduino IDE, o Python 2.7x e configurado o suporte para ESP8266, abra o programa Arduino IDE e selecione a placa NodeMCU 1.0 na opção “Placa”, para mostrar os exemplos para ESP8266. Depois configure a opção "Porta" de acordo com a porta serial COM atribuída ao seu módulo NodeMCU no Windows.

Programação Do BasicOTA

Programação 1.PNG
Programação 2.PNG
  • ESP8266WiFi.h: cuida das chamadas para acesso à rede WiFi;
  • ArduinoOTA.h: cuida das chamadas para tratar o recebimento de código e autogravação via WiFi;
  • Serial: ele irá te informar o andamento e algum problema que pode vir a ocorrer no código;
  • Modo Station: ele se conecta à uma rede WiFi e começa um processo para configurar a gravação via OTA.

Podemos ver que no início do código são declaradas 2 variáveis que armazenam o nome (ssid) e senha (password) da rede WiFi que você está conectado.

Gravando O Primeiro Firmware Para OTA

Programação 3.PNG

Conecte o NodeMCU via USB ao seu computador. Configure seu Arduino IDE para placa NodeMCU V1.0 e selecione a porta serial atribuída ao NodeMCU pelo Windows. No código do BasicOTA, coloque o nome e a senha da rede WiFi que você está conectado, e coloque o Arduino IDE para compilar e gravar o código no NodeMCU, via USB.

Quando terminar o processo de gravação, tenha uma janela do Terminal Serial do Arduino aberta (é só clicar no ícone da Lupa no Arduino IDE, no canto superior direito) para ver o resultado do processo de conexão.

O Arduino IDE agora é capaz de ver o endereço IP do NodeMCU ESP8266 pela rede. Agora, na opção Ferramentas->Porta, e possível ver que além das portas Seriais, aparece também o módulo e seu endereço IP, na parte Network ports.

Gravação Via OTA

Sem apagar a estrutura-base do exemplo, mantenha a chamada ArduinoOTA.handle() no início da rotina loop().

  • ArduinoOTA.handle(): é quem lida com as requisições para gravação de firmware remotamente. Ou seja, seu novo programa além de funcionar com a sua lógica específica (controle de relé, monitoramento de sensor, exibição de dados em display, etc!), ficará “atento” à requisições de gravações remotas.

Exemplo De Programação Final Do Processo

Programação 4.PNG
Programação 5.PNG