[MOUSTA-B2/BM2] Tensionamento De Extrusora
by mousta3d in Workshop > 3D Printing
285 Views, 1 Favorites, 0 Comments
[MOUSTA-B2/BM2] Tensionamento De Extrusora
Neste guia será ensinado o modo correto de aumentar ou diminuir a tensão da mola de extrusora das Impressoras Mousta, linha Builder 2.
Inserindo a Chave No Local Correto
Juntamente às Impressoras Mousta, linha Builder 2, é enviada esta chave Allen 2,5mm, mostrada na figura.
Na lateral da extrusora pode ser encontrado um orifício, usado para a regulagem da tensão da mola na extrusora.
O tensionamento incorreto pode acarretar em falhas na impressora. Um tensionamento excessivo irá fazer com que a engrenagem corroa parte do filamento, ao empurra-lo, podendo, até, romper o filamento e impedir a impressão. Já a falta de tensão na mola de extrusora, pode fazer com que a engrenagem não tenha força suficiente para empurrar o filamento para a máquina, causando problemas de sub-extrusão, saindo menos material que o devido, pelo bico, ou, em casos extremos, a engrenagem não conseguira empurrar o filamento, impedindo a impressão.
Na parte frontal da extrusora é possível vizualizar o indicador de tensão, que pode percorrer um pequeno espaço entre o "-" e o "+" desenhados. Ao girar a chave em sentido anti-horário, o indicador se aproximará do "+", aumentando a tensão na mola da extrusora. Girando, então, em sentido horário, o indicador irá se aproximar do "-", diminuindo a tensão da mola.
Tensões Comuns: ABS
A posição indicada pela extrusora é, aproximadamente, a ideal para o uso do material ABS, nas impressoras 3D Mousta, linha Builder 2.
É importante ressaltar que cada máquina tem uma pequena variação na regulagem, assim como cada filamento tem uma tensão ideal para ser impresso, portanto, não é possível fornecer EXATAMENTE a tensão para uma situação específica.
Tensões Comuns: PLA
A imagem mostra, aproximadamente, a tensão ideal para a impressão de PLA, nas impressoras 3D Mousta, linha Builder 2.
Note que a tensão usada para a impressão de PLA é maior que a usada para ABS. Isso se deve, principalmente, pelo fato de o PLA ser um plástico mais duro que o ABS. Usando essa lógica e testes empíricos é possível buscar pela tensão ideal de qualquer outro material em situações específicas.