Placa Luminosa Logo Da UNIFEI [3d Printed]
by joaogazire in Workshop > 3D Printing
310 Views, 2 Favorites, 0 Comments
Placa Luminosa Logo Da UNIFEI [3d Printed]
Como atividade proposta pela equipe atual do MakerSpace UNIFEI (@makerspaceunifei), para admissão de novos membros, foi sugerido a construção e planejamento de um projeto chamado de Maker Challenge em uma semana. Seu intuito é criar um desafio para integrar na prática grupos de novos indivíduos dispostos a mergulharem na cultura maker, incentivando o desenvolvimento nas áreas de modelagem 3D, marcenaria, eletrônica, programação, entre outras.
Esse Instructable descreve o design, construção e teste de uma placa luminosa (impressa totalmente por impressora 3D) com o logo da saudosíssima UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá). A ideia principal é desenvolver um molde com LEDs internos, alimentados por um power bank, que sirva tanto de decoração, como para incentivar a comunidade em se aprofundar nos projetos desenvolvidos pela fábrica de protótipos em Itajubá.
Supplies
Criação E Modelagem
Para facilitar na modelagem pegou-se uma imagem .png transparente do logo da UNIFEI da internet, sendo que as dimensões foram traçadas tomando esta como base.
Impressão 3D
Os arquivos .stl do Inventor (Autodesk) foram exportados para o Cura (Ultimaker) e foi realizada a impressão, seguindo as medidas de:
- Diâmetro do bico = 0,6 [mm]
- Altura de camada = 0,2 [mm]
- Espessura da parte frontal = 0,4 [mm]
Você pode baixar o perfil usado no Cura pelo link.
Ligação Dos LEDs
A ligação dos LEDs foi feita de maneira estratégica para abranger a maior área possível e potencializar a luminosidade obtida.
O circuito projetado foi tal que os LEDs fossem posicionados em grandes grupos paralelos, de maneira a formar pequenos grupos em série.
Considerações Finais
Apesar de alguns problemas de como seria feita a iluminação da peça, tudo ocorreu conforme o planejado. O grupo pode entender um pouco como funciona uma impressão 3D e a modelagem para a impressão de uma peça.
Em relação as dificuldades para o desenvolvimento do trabalho, a falta de filamento azul atrasou um pouco a impressão e consequentemente a instalação dos LEDs.
Futuros Projetos
Em função do prazo mais curto o protótipo foi projetado para funcionar com os LEDs diretamente na alimentação (brilho constante), mas caso fosse disponibilizado mais tempo a ideia é conseguir juntar a luminosidade fornecida com um microcontrolador (possivelmente um Arduino), de maneira que pudéssemos criar modos de operação (como direcionar quais diodos como ligados ou desligados, para criar perfis), controlar a luminosidade (alterando a tensão e corrente fornecida) e até mesmo implementar variáveis externas para alterar o modo de operação à priori (sensores de proximidade ou contadores)