Projeto Final De Eletrônica E Automação
by jjulianadiass in Circuits > Arduino
550 Views, 0 Favorites, 0 Comments
Projeto Final De Eletrônica E Automação


O programa foi desenvolvido para o trabalho final da disciplina de Eletrônica e Automação.
Ele consiste em um suporte à adoção de medidas mitigatórias por operadores de monitoramento acústico passivo (MAP), dada uma detecção de odontocetos através da identificação de determinada frequência de emissão de cliques.
Passo 1: Seleção Dos Componentes

Aqui é apresentada a seção do Tinker Cad a partir da qual serão selecionados os componentes no circuito.
Para encontrar um componente, basta digitar na barra o nome na barra "Pesquisar" e apertar "Enter" ou o botão representado por uma lupa.
Passo 1: Inserindo Arduino E Protoboard

Neste passo deverão ser adicionados o "Arduino Uno R3" e uma "Placa de ensaio pequena" (protoboard) no ambiente de criação.
Passo 2: Energização Da Placa De Ensaio

Neste passo, a protoboard será energizada conectando o seu trilho negativo à porta "GND" (ground) do Arduino e o seu trilho positivo à porta "5V". Isso será feito através de um cabo preto (para o negativo) e um vermelho (para o positivo).
Passo 3: Potenciômetro

Para a simulação será utilizado um potenciômetro, ele variará a tensão do circuito que, por sua vez, dentro do Arduino, será convertida em valores de frequência, a partir dos quais o protótipo se comportará de maneiras diferentes.
Os pinos laterais do potenciômetro serão conectados ao negativo e positivo da protoboard (cabos preto e vermelho, respectivamente) e o pino do meio será conectado à porta "A5" do Arduino.
Passo 4: Multímetro

Neste passo, será inserido um multímetro no circuito, que apresentará as variações de tensão geradas pela movimentação do potenciômetro. O seu negativo deverá ser conectado ao trilho negativamente alimentado da protoboard e o positivo à porta "5V" do Arduino.
Passo 5: LEDs E Resistores


Aqui serão inseridos três LEDs, verde, amarelo e vermelho, que serão uma das saídas do circuito. O anodo de cada um dos LEDs será, respectivamente, conectado às portas 8, 9 e 10 do Arduino através de cabos rosa.
O catodo de cada um será conectado a uma resistência de 220 Ohms, que deverá ter uma de suas extremidades conectada ao trilho negativo da protoboard, conforme a imagem
Montagem Física Finalizada!

Após os passos anteriores o circuito estará com a sua parte física finalizada.
O Código


O código do programa também foi criado utilizando o Tinker Cad. As imagens apresentam um trecho do código elaborado e um print do Monitor serial, no qual os valores de frequência e orientações quanto à adoção ou não de mitigação são apresentados ao usuário.
FIM!

Programa pronto para uso!