Utilizando O Intel Edison Para Monitorar Temperatura Em Cidades Inteligentes

by FábioC3 in Circuits > Sensors

1018 Views, 4 Favorites, 0 Comments

Utilizando O Intel Edison Para Monitorar Temperatura Em Cidades Inteligentes

sistema.jpg

Este sistema pode ser utilizado para o monitoramento em tempo real ou orientado a eventos, onde os smart objects (Intel Edison) são espalhados pela Cidade e conectados através de redes Wi-Fi disponíveis.

O projeto foi apresentado no IoT Roadshow 2015 com o uso da plataforma Intel Edison, para o armazenamento e visualização dos dados foi utilizada a plataforma aberta ThingSpeak.

O objetivo do projeto é construir uma estrutura capaz de gerar volume de dados que tenham diversas origens, os dados de monitoramento ficam armazenados em um banco de dados localizado na nuvem e podem ficar disponíveis para análise das variações de temperatura ou até mesmo o uso de técnicas baseadas em BigData.

De forma muito simples é possível inserir outros sensores a plataforma, como por exemplo: umidade, luminosidade, acústico, etc.

Vamos disponibilizar um passo a passo para a construção deste cenário de forma bastante rápida e simples, através de programas desenvolvidos em C.

O projeto é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Computação Pervasiva e de Alto Desempenho PAD/LSI/USP.

Visite nossa página no facebook

Setup Intel Edison

edison.jpg

Step 1

Para dar início ao projeto você primeiramente precisa realizar o setup em sua placa Intel Edison, conforme é descrito no site da Intel.

Faça a atualização do yocto (Sistema Operacional) e ferramentas de software indicadas pela Intel.

Para acessar a console através da interface serial você precisará do aplicativo Putty disponível no site.

Você está apto a passar para o Step 2

Criando Sua Conta No Thingspeak

thingspeak.jpg
canais.jpg
canal_1.jpg
chaves.jpg

Step 2

Nesta etapa você precisa criar uma conta na plataforma Thingspeak.

Após ter criado a conta, você deve criar os canais para o recebimento das informações de monitoramento.

Cada canal apresenta um código numérico único, por exemplo:

Channel 40624

Para cada canal será necessário ter uma chave de acesso, por exemplo: 69K9F892EIJDFEEE

Estas informações são de extrema importância, pois é através delas que você poderá enviar os dados para cada um dos canais localizados na nuvem.

Configurando O Sensor De Temperatura

Temperature1.jpg
BaseShield_01.jpg
IMG_6934.jpg

Step 3

Nesta etapa você precisa conectar o sensor de Temperatura, o sensor utilizado foi o analógico que pode ser visto na imagem.

Você pode encontrar o código compatível com a plataforma arduino neste site.

É desejável ter a placa base shield da Grove que permite o acoplamento do sensor de temperatura à placa Intel Edison.

O sensor de temperatura deve ser acoplado na porta analógica A0, localizada na placa base shield.

Lembre-se que é necessário inserir o código que faz as respectivas conversões para que os valores de temperatura sejam apresentados na escala Celsius. É possível configurar para outras escalas...

Código de conversão para a escala Celsius:

a=analogRead(0);

resistance=(float)(1023-a)*10000/a; //get the resistance of the sensor;

temperature=1/(log(resistance/10000)/B+1/298.15)-273.15;//convert to temperature via datasheet ;

Direcione a saída do programa para a interface serial para que você possa se certificar que o sensor está funcionando.

Exemplo:

Current Temperature is 25,42

Current Temperature is 25,80

...

No step 4 vamos conectar o Edison na rede Wi-Fi WPA2-Personal

Conectando O Intel Edison Na Rede Wi-Fi

infografia_radiactive_board_gprs.png

Step 4

Nesta etapa vamos aprender como conectar o Intel Edison na rede Wi-Fi, esta etapa é de grande importância para que os dados sejam enviados para os sistema localizado na nuvem.

Para a correta implementação você vai precisar de uma rede Wi-Fi com o WPA2-Personal configurada corretamente, um servidor DHCP configurado e conexão com a Internet.

Inicialize o Intel Edison e acesse a console do yocto utilizando o segundo cabo USB. Faça a conexão com a rede sem fio utilizando o comando de configuração configure. Um tutorial completo pode ser encontrado no site da Intel.

Feito este teste, vamos passar para a codificação para que o Intel Edison se conecte de forma automática a partir da nossa aplicação.

Para facilitar a implementação deixamos o sketch pronto para você testar, observe que é imprescindível que você configure o SSID e o password da sua rede no programa.

Agora você está apto para ir para o step 5

Testando....

tela.png

Step 5

Nesta etapa basta você editar o arquivo fornecido no step 4 com as configurações da sua rede, realizar a compilação no ambiente de desenvolvimento e transferir o programa para o Intel Edison.

Basta agora acoplar o Intel Edison a uma fonte de energia e esperar que se conecte com a rede, todo o processo de conexão e envio das informações para a plataforma Thingspeak pode ser acompanhado pelo monitor da interface serial.

Faça um ping para o endereço do Google 8.8.8.8 , através da interface console do yocto, este ping deve funcionar para que tenha certeza que o Intel Edison está se comunicando com a Internet.

Observação: Você deve inserir corretamente a chave de escrita e número do canal no código antes de compilá-lo. Para cada Intel Edison, será necessário criar um novo canal no ThingSpeak.

Agora é só verificar se os dados estão chegando e sendo apresentados! Tente acoplar outros sensores e funcionalidades a está proposta...

Dica!
Você pode conseguir os dados de localização através do google maps e identificar a longitude e latitude do local onde o Intel Edison está... Isso ajudará você a ter controle da região que está sendo monitorada!

Bom divertimento!

Ficamos aguardando comentários e sugestões para melhorar este tutorial...